top of page

RUA DA VERÓNICA

Concurso Público, com Publicidade Internacional, para a Elaboração do Projeto do Edifício de Habitação Municipal na Rua da Verónica – Habitação Renda Acessível Quinta do Ferro
Concurso lançado pela Lisboa Ocidental SRU

O programa deste concurso tem como objetivo a construção de um edifício de habitação pública municipal enquadrado na portaria de Habitação a Custos Controlados, e destinado ao realojamento de moradores da Quinta do Ferro, composto por 4 pisos acima do solo, incluindo estacionamento e a requalificação do logradouro para utilização pública. Prevê-se um número mínimo de 31 apartamentos, distribuídos em tipologias T1 e T2, sendo que o nº de apartamentos T2 não pode ser inferior a metade do número de apartamentos T1. 

A área de intervenção, com cerca de 2.366,85 m2, situa-se na rua da Verónica nºs 12 a 16, na encosta a norte do Campo de Santa Clara, freguesia de São Vicente, e constitui, essencialmente, uma unidade “interior de quarteirão”, delimitada por edifícios que a confrontam. 

Com a intervenção pretende-se garantir a colmatação da frente edificada na Rua da Verónica, respeitando as zonas de encosto aos edifícios limítrofes, estabelecendo a continuidade e integração da edificação com o tecido urbano envolvente e requalificando o logradouro existente no interior do quarteirão para usufruto do bairro. O concurso integra ainda a possibilidade de futura ligação com o pátio exterior do Palácio Sinel de Cordes.  

Posters_Ver.png

1º PREMIADO

Proposta 12 - PMC + ARCA

A proposta destaca-se pela notável valorização da sua integração no contexto urbano, através da interpretação do logradouro como pátio comunitário e do recurso a uma elegante partição volumétrica que permite o alargamento pontual da Rua da Verónica, anunciando simultaneamente a passagem para o logradouro.  É de referir também a futura ligação proposta ao pátio do Palácio Sinel de Cordes, que se estabelece de modo fluido, na continuidade do logradouro. 

É igualmente notável a clareza e consistência formal do projeto, com particular valorização das transições entre o espaço público, zonas comuns e espaço privado.  

A proposta é reveladora de elevada adequabilidade programática e funcional, respondendo ao programa com tipologias que apontam a flexibilidade de usos, mantendo o carater diferenciado de cada espaço.  

Destaca-se ainda a elevada racionalidade técnica e construtiva da proposta, evidenciando uma correta e eficiente utilização dos materiais, caracterizada pela procura de soluções modulares com elevado grau de sistematização. 

in Júri, Relatório de Apreciação dos Trabalhos de Conceção

2º PREMIADO

Proposta 03 - Maria Bello, José Abreu, Andrea Tomazzini, Michele Grazzini, Giorgia Colombo 

A proposta caracteriza-se por uma elevada valorização da integração no contexto urbano através da inflexão do plano marginal da fachada principal e da tradução delicada dos ritmos e métricas das fachadas do conjunto edificado envolvente. 

Demonstra também elevada clareza e consistência formal, capaz de introduzir qualidade espacial, destacando-se a relação das varandas semi-privadas com os apartamentos e com as circulações comuns.   

A proposta demonstra elevada adequabilidade programática e funcional evidenciada pela estratégia de continuidade adotada na transição entre espaços nas tipologias, e revela consistente racionalidade técnica e construtiva, demonstrada pela modularidade da proposta na repetição de cozinhas / kitchenettes e instalações sanitárias.” 

in Júri, Relatório de Apreciação dos Trabalhos de Conceção

3º PREMIADO

Proposta 07 - PEDRA LÍQUIDA, LDA.

A proposta é reveladora de atenção à envolvente, sem, no entanto, conseguir estabelecer um diálogo franco e integração com a frente urbana, nomeadamente pelo ritmo, volumetria e materialidade propostas. 

A proposta é reveladora de relevante clareza e consistência formal, introduzindo qualidade espacial com particular evidência na relação estabelecida entre os apartamentos e as circulações comuns horizontais, potenciando a apropriação parcial dos espaços comuns.  

Destaca-se ainda a elevada adequabilidade programática e funcional da proposta. 

Quanto às questões construtivas, a proposta demonstra particular atenção à durabilidade e manutenção dos materiais utilizados, embora um menor grau de desenvolvimento das soluções de eficiência energética. É ainda de referir que a escolha do tijolo maciço em paredes e revestimento, apesar de se destacar em durabilidade, apresenta-se como uma solução potencialmente mais onerosa, sobretudo em termos de mão de obra especializada na sua aplicação. 

in Júri, Relatório de Apreciação dos Trabalhos de Conceção

bottom of page