EMPREITADAS EM EXECUÇÃO

PRAÇA DE ESPANHA

Composta por várias empreitadas, a grande intervenção na zona da Praça de Espanha, para reformulação da Rede Viária e construção do Novo Parque Urbano é sem dúvida uma obra de grande relevo para a cidade de Lisboa, devolvendo este espaço à população.

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TRANSPLANTES DE ARVOREDO

Esta empreitada preparatória decorreu na Primavera de 2019, para que fosse possível a execução do novo traçado da rede viária da Praça de Espanha e do futuro Parque Urbano. Naquela que foi a maior operação de transplantes alguma vez executada na cidade de Lisboa, e que representou um investimento de 155.000€ foram transplantados com enorme sucesso vários exemplares de árvores e arbustos, para a zona do futuro parque urbano e para a zona envolvente à Praça de Espanha.

REDE VIÁRIA

A intervenção na rede viária envolvente à Praça de Espanha, veio transformar profundamente o acesso a esta zona da cidade, criando dois cruzamentos que simplificaram os principais movimentos viários, tornando-os mais rápidos e seguros. Numa área de intervenção de cerca de 58 mil m2, melhorou-se a segurança dos peões, com passeios e passadeiras mais largos e confortáveis, criou-se uma rede ciclável, duas estações de bikesharing com 30 docas, e melhorou-se a distribuição das vias, agora com uma largura que varia entre os 3 metros e os 3,25 m (para as vias BUS, vias mais à direita e vias de viragem).

PARQUE GONÇALO RIBEIRO TELLES

Fotografias: João Peleteiro

Com 6 hectares – uma área superior ao Jardim da Estrela –, o novo Parque Urbano da Praça de Espanha tem espaços relvados, parques infantis, desportivos e um dog park, um aumento de 300% no número de árvores e arbustos, e já é uma importante zona verde e de lazer para as famílias. 

A Câmara Municipal de Lisboa, em reconhecimento pelo enorme contributo do Arquiteto Paisagista Gonçalo Ribeiro Telles (1922-2020) para a qualidade de vida dos lisboetas, deliberou homenageá-lo dando o seu nome a este parque, que fica fisicamente ligado a uma das suas maiores intervenções e integrado numa das suas ideias mais importantes. Em harmonia com o Jardim Gulbenkian e o Corredor Verde de Monsanto, o parque recupera a ligação pedonal entre a Gulbenkian e Sete Rios.

Lisboa ganha aqui um ecossistema mais vivo, que melhora a qualidade do ar, diminui a temperatura ambiente da zona e evita as cheias que assolam esta parte da cidade, preparando-a para as alterações climáticas. O Parque está aberto à população desde o dia 1 de junho de 2021, estando a ser ultimada a construção da cafetaria central.

HUB CRIATIVO DO BEATO

Nos termos do Auto de Cedência celebrado entre o Estado e o Município de Lisboa está em execução a reconversão das instalações da antiga Manutenção Militar num polo cultural, tecnológico e turístico gerido pela StartUP Lisboa.

 

A intervenção a cargo da SRU será a de reabilitação do espaço público de todo o empreendimento, incluindo a modernização das atuais infraestruturas de subsolo, substituindo-as por novas redes com capacidade de resposta às necessidades dos investidores e empreendedores que se vão instalar nos edifícios e na criação de espaços exteriores apelativos, mais inclusivos e totalmente renovados, dotados com áreas para estadia e lazer, zonas verdes, parqueamento para bicicletas, nova iluminação pública e a construção da ligação à Avenida Infante D. Henrique, incluindo o entrecruzamento.

A obra divide-se em empreitadas específicas, no interior do HUB, na Rua da Manutenção e na Travessa do Grilo.

(imagens StartUP Lisboa)

LARGO DO RIO SECO

Inserida no programa municipal “Uma Praça em Cada Bairro”, a intervenção pretende requalificar e dignificar a zona do Largo do Rio Seco, na Ajuda, valorizando a sua imagem e identidade urbana, sem descurar as necessidades verificadas ao nível da circulação do tráfego rodoviário e da oferta de estacionamento para residentes e visitantes.


Serão renovadas as infraestruturas de subsolo, com substituição integral das redes de eletricidade, telecomunicações, gás, águas e esgotos; será reforçada a arborização e criados espaços de estadia; serão melhoradas as condições de atravessamento com o aumento de passadeiras; será modernizada a iluminação pública, bem como todos os materiais de revestimento e mobiliário urbano.

 

Será ainda organizada e aumentada a oferta de estacionamento automóvel e criadas zonas específicas para motas e bicicletas.