top of page

DESTAQUES

Edifício-Piloto vence o Prémio de Sustentabilidade e Investigação 2023 - Obra

O Edifício-Piloto (Lotes 4a e 4b) do Loteamento das Forças Armadas venceu o 1º Lugar ex aequo do Prémio de Sustentabilidade e Investigação 2023 – Obra, uma iniciativa promovida pela Ordem dos Arquitectos, naquele que é um grande reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas Arq.ªs Susana Rato | Joana Couto e por toda a equipa da SRU envolvida nesta intervenção.


É proposta a promoção de uma metodologia e a otimização de processos contribuindo para a sustentabilidade social e ambiental, em diferentes escalas. Trata-se uma intervenção cirúrgica de requalificação do espaço urbano, oferecendo um elevado número de fogos a custos controlados com qualidade.


O projeto contempla um duplo desafio: o de responder a um programa de custos controlados enquanto resolve questões de desempenho energético e durabilidade. Para o efeito, foi desenvolvido um “caderno técnico” para a construção e manutenção e um “modelo de cálculo” geométrico para as combinações de tipologias procurando flexibilidade dos espaços e onde a sustentabilidade energética atua como mais um eixo para o desenvolvimento da solução.

Creche Convento do Desagravo vence
Prémio Construir 2023

A Creche do Convento do Desagravo, intervenção SRU com projeto do Arq.º Fernando Bagulho (Atelier do Chiado), foi a intervenção vencedora na categoria Imobiliário - Comércio e Serviços dos Prémios Construir 2023, organizados pelo Jornal Construir, numa cerimónia que decorreu no dia 16 de outubro em Lisboa.


IMAGEM 1_300DPIS_RED.jpg

Aprovação do modelo contratual Programa “Cooperativas 1ª Habitação Lisboa”

 

20.02.2024

Foi aprovado em Reunião da Câmara Municipal de Lisboa no dia 14/02/2024, o modelo contratual para o Programa “Cooperativas 1ª Habitação Lisboa”, mais uma medida do executivo para fazer cumprir o Direito à Habitação. 

 

O modelo prevê que os cooperadores possam construir habitação em terrenos ou edifícios devolutos cedidos pela CML por um período de 90 anos (com possibilidade de renovação).


Tendo a SRU estado fortemente empenhada no processo que conduziu à aprovação desta Proposta, encaramos com sentido redobrado de responsabilidade a concretização da primeira operação localizada na Rua António do Couto. 

 

Este projeto, coordenado pela Arq.ª Patrícia Rocha Leite, prevê 18 habitações de tipologia T1 a T3, e foi selecionado através de um concurso público, destacando-se “pelo foco colocado no habitar coletivo e na requalificação do espaço público como contributo fundamental para a dinamização do Bairro”.

bottom of page