EMPREITADAS EM EXECUÇÃO

EB 1 + JARDIM DE INFÂNCIA GONÇALO RIBEIRO TELLES

CAPACIDADE:

JARDIM DE INFÂNCIA: 3 SALAS - 75 ALUNOS

1º CICLO: 8 SALAS - 206 ALUNOS

Localizada no Bairro da Boavista em Lisboa, foi originalmente construída em meados dos anos 70 numa zona central do Bairro, na fronteira nordeste com o Parque de Monsanto.

 

O projeto da nova escola vai redefinir o recinto escolar pré existente, implantando-se numa área que amplia o atual lote escolar, em mais de 10.000 m2, destinando esta extensão para a criação de um amplo recreio verde, campo de jogos exterior e, também, duma área reservada para a construção de uma futura creche.

Será também criado um espaço de excelência para a Orquestra Geração (ensaios e anfiteatro) e uma sala Snoezelen para alunos com necessidades educativas especiais.

INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS

EB1 + JARDIM DE INFÂNCIA INFANTE D. HENRIQUE

CAPACIDADE:

JARDIM DE INFÂNCIA: 100 ALUNOS

1º CICLO: 208 ALUNOS

A Escola Básica Infante D. Henrique é um equipamento com mais de 40 anos que engloba também o Jardim de Infância.

Implantada num lote de 7.954m2 que se encontra limitado por hortas informais a poente e por um talude acentuado no restante perímetro, que liga à Rua Padre Joaquim Alves Correia. Neste talude será implantado um novo sistema de acessos em rampa e escadas, adequado às necessidades de mobilidade da população escolar.

A empreitada irá permitir aumentar o nº de salas de atividades, incluir uma nova sala de repouso e um gabinete médico, mantendo a sala polivalente autónoma e sem aumentar a área de construção. Deste modo mantem-se a generosa área exterior da escola, e é possível criar espaços de recreio exterior com cobertura para o JI.

EB 1 + JARDIM DE INFÂNCIA ALICE VIEIRA

CAPACIDADE:

JARDIM DE INFÂNCIA: 3 SALAS - 75 ALUNOS

1º CICLO: 10 SALAS - 260 ALUNOS

Localizada na Rua Vila de Catió, em Santa Maria dos Olivais, a EB + JI Alice Vieira é um polo centralizador e dinamizador da vida em comunidade.

Todo o conceito arquitetónico agora desenvolvido, nasce da rigorosa análise da filosofia pedagógica de uma escola moderna, resultando num projeto que visa sintetizar toda a contemporaneidade de um edifício com mais de 20 anos, numa solução arquitetónica global, abrangente, e simultaneamente flexível para receber uma estrutura escolar intemporal, que se pretende de futuro e próxima da população.

EB 1 + JARDIM DE INFÂNCIA TEIXEIRA DE PASCOAIS

CAPACIDADE:

JARDIM DE INFÂNCIA: 3 SALAS - 75 ALUNOS

1º CICLO: 13 SALAS - 308 ALUNOS

 

Localizada no bairro das estacas na freguesia de Alvalade e da autoria do Arqº Ruy Jervis d'Athouguia, foi inaugurada em 1961, como um dos equipamentos escolares previstos no Plano de Alvalade. 

Após uma primeira empreitada de requalificação ter sido interrompida por incumprimento grave do empreiteiro, teve início em julho de 2020 a nova empreitada, a cargo da SRU, que visa requalificar e ampliar a escola, com construção de uma nova cozinha e refeitório, e requalificação do espaço exterior.

A obra será executada em 2 fases, sendo que na 1ª fase irão ser concluídas as remoções/demolições que não foram executadas na empreitada que estava a decorrer e executados todos os trabalhos previstos e arranjos exteriores e limpeza parcial da obra, de modo a permitir o funcionamento dos Blocos B e C da Escola.

 

Na 2ª fase será intervencionado o Bloco A e finalmente serão executados os trabalhos de arranjos exteriores e limpeza geral da obra.

EB1 + JARDIM DE INFÂNCIA SANTO CONDESTÁVEL

CAPACIDADE:

JARDIM DE INFÂNCIA: 5 SALAS - 104 ALUNOS

1º CICLO: 11 SALAS - 210 ALUNOS

A escola básica Santo Condestável situa-se na freguesia da Campo de Ourique, em Lisboa.

 

A intervenção recairá sobre a cozinha e refeitório, visto que o corpo da escola foi alvo de intervenção recente.

Para além desta intervenção está prevista a remodelação de instalações sanitária, aumentando assim a oferta existente e criação de um pátio exterior para a zona do ginásio, promovendo e valorizando a qualidade ambiental do espaço.

EB 1 + JARDIM DE INFÂNCIA DE SANTO AMARO

CAPACIDADE:

JARDIM DE INFÂNCIA: 3 SALAS - 70 CRIANÇAS

1º CICLO: 10 SALAS - 260 ALUNOS

Localizada numa zona privilegiada da freguesia de Alcântara, na  Rua Filinto Elísio junto ao Jardim de Santo Amaro e o Hotel Pestana, esta é uma escola de referência do agrupamento Francisco Arruda.

 

Com um excelente acesso à rede de transportes públicos, é uma escola pioneira na integração e inclusão de alunos com Multideficiência, tendo também, neste momento um Centro de Apoio à Aprendizagem e uma Biblioteca integrada na Rede de Bibliotecas Escolares.

A duração da empreitada está prevista para 545 dias e permitirá a requalificação total e ampliação deste equipamento escolar, proporcionando melhores condições de aprendizagem a cerca de 330 alunos.

EB 1 + JARDIM DE INFÂNCIA  DE SANTO ANTÓNIO

CAPACIDADE:

JARDIM DE INFÂNCIA: 4 SALAS - 100 CRIANÇAS

1º CICLO: 8 SALAS - 200 ALUNOS

Inaugurada em 1949 no “Plano dos Centenários”, da autoria do Arq. Inácio Peres  Fernandes , foi o primeiro estabelecimento escolar a ser construído no Bairro de Alvalade. 

Edificada em zonas verdes de centralidade e fácil manutenção, num modelo que concedia à escola primária uma importância capital: a escola, no centro de cada célula, seria o seu polo dinamizador.

A presente intervenção prevê a beneficiação geral dos edifícios existentes, com vista a melhorar o desempenho da construção de modo a não adulterar a sua imagem original. Pretende-se a correção das anomalias construtivas, funcionais, de salubridade e de segurança existentes; proceder a uma modernização com o objetivo de melhorar o seu desempenho, de modo a aproximá-lo de níveis de exigência aceitáveis do ponto de vista térmico e acústico.

Garante-se ainda a circulação entre os dois corpos e a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada a todos os graus de ensino e a todos os espaços complementares de ensino.

No âmbito da intervenção são ainda criados um novo bloco para cozinha/refeitório, de modo a possibilitar a existência de uma cozinha de confeção local e uma sala de refeitório; construído um novo ginásio; recuperada a casa do jardim para apoio de CAF ao Jardim de Infância; e requalificado todo o espaço exterior.

A duração da empreitada está prevista para 540 dias.

JARDIM DE INFÂNCIA DE BENFICA

CAPACIDADE:

CRECHE E BERÇÁRIO: 4 SALAS - 100 CRIANÇAS

Situado na Estrada de Benfica, este JI tem uma área de implantação de cerca de 700 m2 e desenvolve-se em forma de “L”, inserido num terreno com área total de mais de 2000 m2.

Dispõe no exterior de duas áreas de recreio equipadas com equipamentos lúdicos, bebedouros, áreas de hortas pedagógicas, bancos de jardim e árvores.

Nesta intervenção prevê-se uma melhoria muito substancial nas condições, através da otimização dos espaços ampliando as suas possibilidades de utilização melhorando, deste modo, a vida de alunos e professores.

Imagem1.png

Instalações Provisórias

MUDE - MUSEU DO DESIGN E DA MODA

A Empreitada de Requalificação Integral do edifício do MUDE - Museu do Design e da Moda visa requalificar um edifício emblemático da baixa pombalina, situado atualmente na Rua Augusta nº24, no antigo edifício do BNU.

No seu interior pode ser encontrada aquela que é considerada uma das mais importantes coleções de design e de moda a nível internacional.

 

Adquirida, em 2002, pela Câmara Municipal de Lisboa, é composta por cerca de 1000 objetos de mobiliário e utilitários de design e conta ainda com 1200 peças de alta costura representativos dos momentos artísticos mais marcantes do século XX.