ESCOLA BÁSICA E JARDIM DE INFÂNCIA
PROFESSOR
OLIVEIRA MARQUES
Concurso de Conceção para a Elaboração da Requalificação da Escola Básica e Jardim de Infância Professor Oliveira Marques – Penha de França
CONCURSO LANÇADO PELA LISBOA OCIDENTAL SRU
A Escola Professor Oliveira Marques está localizada na Freguesia da Penha de França, na área de influência do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres. Num território privilegiado que vai desde o rio Tejo até à colina da Penha de França, a escola está implantada na frente ribeirinha da zona oriental da cidade, na proximidade dos conventos de Santos-o-Novo e da Madre de Deus, e de imponentes casas senhoriais.
O equipamento escolar, construído em 1955 para o ensino na segunda fase do Plano dos Centenários, acolhe as valências de 1.º ciclo do ensino básico e ensino pré-escolar. A solução arquitetónica existente caracteriza-se pela boa adequação ao terreno, pela prevalência da iluminação e ventilação natural e pela estreita relação com o exterior.
A concretização desta intervenção pretende a adequação da Escola às atuais necessidades funcionais, de maneira a permitir o aumento da capacidade do universo escolar, introduzir soluções estruturais que garantam um adequado comportamento ao sismo, melhorar as condições de segurança contra incêndio, melhorar as condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, garantir conforto térmico e acústico aos utentes, implementar soluções que evitem a intrusão dentro do recinto, intervir nas redes de infraestruturas e requalificar os espaços exteriores, de modo a melhorar as áreas de recreio, de circulação e estadia.
1º PREMIADO
Proposta 04 - OITOO, Lda.
A proposta distingue-se pela qualidade e coerência da solução conceptual, com uma identidade ancorada numa leitura atenta da preexistência, seguindo o lema de que menos é mais, e sendo reveladora de respeito, pela morfologia, pelas estruturas urbanas, na sua interligação com o território envolvente, sendo exemplar na preservação das características arquitetónicas substanciais dos “edifícios gémeos” da Escola Professor Oliveira Marques, dando um claro contributo para a requalificação urbana, e revelando inegável capacidade de aproveitar o que existe, reduzindo o peso da construção ao estritamente necessário.
A proposta é também reveladora de consistente racionalidade técnica e construtiva, evidenciando uma utilização correta dos materiais e sistemas construtivos, contribuindo para a eficiência da construção, e para a durabilidade da solução construída.
in Júri, Relatório de Apreciação dos Trabalhos de Conceção
2º PREMIADO
Proposta 06 - Embaixada Arquitetura + Marco Beltrão
A proposta é reveladora de elevada clareza e consistência formal do projeto, capaz de introduzir qualidade espacial ajustada aos conteúdos programáticos.
De destacar a criação de uma nova praça na cota intermédia, que proporciona a dignificação da entrada principal.
As novas construções, designadamente, a entrada / recreio coberto, o ginásio, assim como a intervenção no muro / vedação do recinto escolar denotam um enorme respeito pela construção original, integrando os novos elementos nas características arquitetónicas predominantes.
A proposta é reveladora de elevada racionalidade técnica e construtiva, evidenciando uma utilização correta dos materiais e sistemas construtivos, contribuindo para a eficiência da construção e para a durabilidade da solução construída.
in Júri, Relatório de Apreciação dos Trabalhos de Conceção
3º PREMIADO
Proposta 01 - Vincent Rault
A proposta é reveladora de consistente racionalidade técnica e construtiva, evidenciando uma utilização correta dos materiais e sistemas construtivos, contribuindo para a eficiência da construção e para a durabilidade da solução construída.
A proposta apresenta soluções de elevada racionalidade e eficiente utilização dos recursos disponíveis (materiais, energéticos e hídricos), adequadas às exigências programáticas, contribuindo para a sustentabilidade da solução construída. As soluções de eficiência energética e sustentabilidade apresentadas na proposta denotam um estudo aprofundado sobre este tema, nomeadamente, pelos materiais propostos e reutilização dos materiais de entulho, pela conceção arquitetónica, pelo tratamento de águas pluviais.
in Júri, Relatório de Apreciação dos Trabalhos de Conceção