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ESCOLA BÁSICA E JARDIM DE INFÂNCIA

PROFESSOR
OLIVEIRA MARQUES

Concurso de Conceção para a Elaboração da Requalificação da Escola Básica e Jardim de Infância Professor Oliveira Marques – Penha de França
CONCURSO LANÇADO PELA LISBOA OCIDENTAL SRU

A Escola Professor Oliveira Marques está localizada na Freguesia da Penha de França, na área de influência do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres. Num território privilegiado que vai desde o rio Tejo até à colina da Penha de França, a escola está implantada na frente ribeirinha da zona oriental da cidade, na proximidade dos conventos de Santos-o-Novo e da Madre de Deus, e de imponentes casas senhoriais.

O equipamento escolar, construído em 1955 para o ensino na segunda fase do Plano dos Centenários, acolhe as valências de 1.º ciclo do ensino básico e ensino pré-escolar.  A solução arquitetónica existente caracteriza-se pela boa adequação ao terreno, pela prevalência da iluminação e ventilação natural e pela estreita relação com o exterior.

A concretização desta intervenção pretende a adequação da Escola às atuais necessidades funcionais, de maneira a permitir o aumento da capacidade do universo escolar, introduzir soluções estruturais que garantam um adequado comportamento ao sismo, melhorar as condições de segurança contra incêndio, melhorar as condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, garantir conforto térmico e acústico aos utentes, implementar soluções que evitem a intrusão dentro do recinto, intervir nas redes de infraestruturas e requalificar os espaços exteriores, de modo a melhorar as áreas de recreio, de circulação e estadia.

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1º PREMIADO

Proposta 04 - OITOO, Lda.

A proposta  distingue-se pela qualidade e coerência da solução conceptual, com uma identidade ancorada numa leitura atenta da preexistência, seguindo o lema de que menos é mais, e sendo  reveladora de respeito, pela morfologia, pelas estruturas urbanas, na sua interligação com o território envolvente, sendo exemplar na preservação das características arquitetónicas substanciais dos “edifícios gémeos” da Escola Professor Oliveira Marques, dando um claro contributo para a requalificação urbana, e revelando inegável capacidade de aproveitar o que existe, reduzindo o peso da construção ao estritamente necessário.

A proposta é também reveladora de consistente racionalidade técnica e construtiva, evidenciando uma utilização correta dos materiais e sistemas construtivos, contribuindo para a eficiência da construção, e para a durabilidade da solução construída.

in Júri, Relatório de Apreciação dos Trabalhos de Conceção

2º PREMIADO

Proposta 06 - Embaixada Arquitetura + Marco Beltrão

A proposta é reveladora de elevada clareza e consistência formal do projeto, capaz de introduzir qualidade espacial ajustada aos conteúdos programáticos.

De destacar a criação de uma nova praça na cota intermédia, que proporciona a dignificação da entrada principal.

As novas construções, designadamente, a entrada / recreio coberto, o ginásio, assim como a intervenção no muro / vedação do recinto escolar denotam um enorme respeito pela construção original, integrando os novos elementos nas características arquitetónicas predominantes.

A proposta é reveladora de elevada racionalidade técnica e construtiva, evidenciando uma utilização correta dos materiais e sistemas construtivos, contribuindo para a eficiência da construção e para a durabilidade da solução construída.

 

in Júri, Relatório de Apreciação dos Trabalhos de Conceção

3º PREMIADO

Proposta 01 - Vincent Rault

A proposta é reveladora de consistente racionalidade técnica e construtiva, evidenciando uma utilização correta dos materiais e sistemas construtivos, contribuindo para a eficiência da construção e para a durabilidade da solução construída.

 

A proposta apresenta soluções de elevada racionalidade e eficiente utilização dos recursos disponíveis (materiais, energéticos e hídricos), adequadas às exigências programáticas, contribuindo para a sustentabilidade da solução construída. As soluções de eficiência energética e sustentabilidade apresentadas na proposta denotam um estudo aprofundado sobre este tema, nomeadamente, pelos materiais propostos e reutilização dos materiais de entulho, pela conceção arquitetónica, pelo tratamento de águas pluviais.

 

in Júri, Relatório de Apreciação dos Trabalhos de Conceção

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