Esta será uma área qualificada em termos paisagísticos e ambientais, pensada como um espaço de lazer e recreio para usufruto dos moradores.

 

Estas áreas de utilização pública terão um desenho unitário que estabelece as relações altimétricas e planimétricas entre os diversos níveis urbanos em presença neste território, ligando as cotas altas às cotas mais baixas onde se implantam os edifícios, permitindo que os caminhos de pé posto de ligação ao campus universitário adjacente se transformem em percursos do jardim público.

DRAFT1825_1903B_Ext_Garden A_05_cut.jpg
DRAFT1825_1903B_Aerea_05.jpg
DRAFT1825_1903B_Rua_05.jpg

lote 4, blocos 4A e 4B (edifício-piloto)

O Edifício Piloto situa-se no lado nascente do loteamento junto da Rua Sanches Coelho, e ficará implantado num polígono retangular definido no loteamento, com a orientação nascente/poente.​

O edifício destina-se a habitação, com áreas dedicadas a comércio e aos espaços comuns de uso exclusivo dos moradores, no piso térreo. O acesso principal ao edifício e às áreas comerciais será realizado pelo lado nascente através da Rua Sanches Coelho. O lado poente terá uma relação franca com o jardim público, com a cobertura  ajardinada do parque de estacionamento e com os percursos pedonais envolventes.

O edifício será constituído por 8 pisos de habitação e 1 piso térreo que inclui os espaços comuns de utilização múltipla, áreas comerciais e áreas técnicas.


Terá 128 unidades de habitação, num total de 13 500m2 de área bruta de construção, com a seguinte distribuição de tipologias:

  • T0 – 16 unidades

  • T1 – 32 unidades

  • T2 – 64 unidade

  • T3 – 16 unidades

No interior das habitações privilegia-se a flexibilidade de utilização  dos espaços, reforçando-se a relação direta entre as várias  divisões e diminuindo ao mínimo necessário as áreas de circulação. Valoriza-se a relação com um espaço de estar exterior - varanda - que acompanha todas as unidades habitacionais e funciona como prolongamento espacial da sala e dos quartos.

BARRA.png

lote 5 e lote 9

Com 8 pisos de habitação e 1 piso térreo que inclui os espaços comuns de utilização múltipla, áreas comerciais e áreas técnicas, estes edifícios, ambos com área bruta total de 5.640m2, terão 64 unidades de habitação cada um, distribuídas da seguinte forma:

  • T1 – 32 unidades

  • T2 – 24 unidades

  • T3 – 8 unidades

BARRA.png