PROGRAMA HABITAÇÃO

 Programa de Renda Acessível (PRA), é um programa de habitação pública na cidade de Lisboa que se enquadra numa Nova Geração de Políticas Públicas em defesa do direito à habitação e à cidade, e desenvolve-se em 4 eixos:

   Programa Renda Acessível concessões

              O município de Lisboa afeta património imobiliário (terrenos e edifícios) em regime de concessão e por concurso público para a promoção de                       arrendamento a renda acessível, retomando gestão dos imóveis no final da concessão.

   Plano de Intervenção em Edificado Disperso

               O município reabilita unidades de habitação em património disperso com o objetivo de disponibilização de habitação a rendas acessíveis.

   Programa de Reconversão de Edifícios da Segurança Social

               Em cooperação com entidades institucionais com património imobiliário significativo - Segurança Social - com objetivo de disponibilização de                        habitação a rendas acessíveis por parte destas.

   Programa Renda Acessível público

              De promoção direta pelo município (conceção, construção e gestão).

 

O PRA público, integralmente de promoção e investimento público, tem como objetivo a construção em terrenos municipais e a colocação no mercado de arrendamento de 3.000 habitações com qualidade e tipologias adequadas, que ajudem a colmatar as falhas relevantes no mercado residencial da cidade.

Deseja-se que a implementação deste Programa dinamize as áreas de intervenção escolhidas e resulte na criação de áreas urbanas residenciais atrativas, adequadas aos novos modelos de vivência, pensadas de uma forma inteligente e sustentável.

A SRU irá desenvolver as seguintes intervenções deste Programa:

              Renda Acessível - Ajuda / Casalinho da Ajuda - Em fase de projeto

              Renda Acessível - Entrecampos - Em fase de projeto

              Renda Acessível - Marvila - Em fase de projeto

              Renda Acessível - Restelo - Em fase de projeto

48
61
49
72
73
76

a

a

a

Lisboa Ocidental SRU