Página em atualização

SRU inicia construção da nova Unidade de Saúde do Alto dos Moinhos

10.02.2020

No âmbito do protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), teve início a 10 de fevereiro de 2020 a Empreitada para a Construção da nova Unidade de Saúde do Alto dos Moinhos.

 

Localizado na Rua Cidade de Rabat (entre os números 37 e 41) e com uma área bruta de construção de 1.052 m2,  vai localizar-se numa zona servida por uma vasta rede de transportes públicos e boas ligações aos eixos viários existentes.

Com o intuito de dar resposta a mais de 15 mil utentes residentes na freguesia de São Domingos de Benfica, para além de todos os serviços existentes na Unidade de Saúde, terá igualmente uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) que disponibilizará entre outros consultas de Nutrição, Psicologia, Saúde Oral e Terapia da Fala.

O prazo de execução da obra está previsto em 450 dias.

Requalificação da Rua de Campolide

Teve início a 6 de janeiro a Execução de espaços exteriores e alteração da geometria do troço da Rua de Campolide entre a Avenida Miguel Torga e a Quinta José Pinto.

 

Com duração prevista de 7 meses, terá o objetivo de escoar o trânsito da Praça de Espanha, criando 4 vias de circulação e introduzindo uma sobrelevação pontual da via. Serão implementadas passadeiras semaforizadas complementadas com radares de velocidade, e melhoradas várias infraestruturas.

  •  Duplicação de vias e inserção de separador central, aumentando globalmente a eficácia e segurança;

  • Passadeiras:

           -3 passadeiras semaforizadas na Rua de Campolide,            complementadas com radares de velocidade controlada, para mais segurança de todos;

           - Zona de sobrelevação pontual da via de circulação;

           - Passadeiras de peões semaforizadas nos cruzamentos com a Av. Calouste Gulbenkian.

  • Estacionamento: criação de 33 novos lugares;

  • Infraestruturas:

             - Nova rede de abastecimento de água;

             - Nova rede de abastecimento de gás;

             - Nova rede de infraestruturas elétricas e iluminação pública;

             - Criação de infraestrutura para enterrar os cabos de telecomunicações;

             - Rede de SLAT.

  • Dois grupos de contentores enterrados;

  • Estação GIRA, em frente ao Jardim Amnistia Internacional.

  • Mais plantações:

              - 11 árvores;

              - 2.135 arbustos.

Acordo-Quadro para Projetos de Arquitetura e/ou Especialidades em Equipamentos Sociais e Escolares

20.11.2019

Está a decorrer o concurso público para formação do “Acordo-Quadro para a Prestação de Serviços de Elaboração/Revisão de Projetos de Arquitetura e/ou Especialidades em Equipamentos Sociais e Escolares”, até ao dia 19.12.2019.

Este concurso é constituído por dois lotes:

a) Lote 1: Elaboração de projetos de arquitetura e/ou especialidades para obras em Equipamentos Sociais e Escolares;
b) Lote 2: Revisão de projetos de arquitetura e/ou especialidades para obras em Equipamentos Sociais e Escolares.

Para cada um dos lotes serão selecionados um máximo de 20 Cocontratantes (e um mínimo de 5), e na sequência da celebração deste Acordo-Quadro, serão abertos procedimentos de contratação de elaboração e revisão de projetos, para os quais serão convidados todos os Cocontratantes, asssegurando-se assim maior celeridade no decorrer dos procedimentos.

 

Este Acordo Quadro junta-se assim ao Acordo-Quadro para Projetos de Arquitetura para o Programa Renda Acessível assinado em maio e do Acordo Quadro para Prestação de Serviços de Topografia e de Prospeção Geológico-Geotécnica assinado em junho deste ano.

Pode consultar as peças deste procedimento AQUI.

Lançamento de Empreitada - Parque Urbano da Praça de Espanha

07.10.2019

Foi lançada a empreitada de Construção do Parque Urbano inserido na Unidade de Execução da Praça de Espanha. Com projeto do atelier NPK - Arquitetos Paisagistas Associados, selecionado através do Concurso Público de Conceção para Elaboração do Projeto do Parque Urbano da Praça de Espanha, e parte integrante de uma intervenção global da zona. Pretende-se que o Parque crie uma nova forma de viver a Praça de Espanha, devolvendo-a à população e criando oportunidade de fruição deste espaço público. Além disso, as mais de 600 novas árvores que nele serão plantadas contribuirão ativamente para a descida da temperatura local, e para um melhor ambiente para todos.

 

Inauguração da EB1+JI de Caselas

25.09.2019

Foi hoje inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a Escola do Ensino Básico e Jardim de Infância de Caselas. Este dia tão especial para a comunidade escolar contou também com a presença do Vereador Manuel Grilo, com o pelouro da Educação, e do Presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Rosa. Estavam ainda presentes vários membros do Agrupamento Escolar e da CML, bem como representantes da SRU, responsável pela gestão desta empreitada.

Totalmente requalificada e adaptada às necessidades das crianças, a EB1+JI de Caselas conta agora com um ginásio, biblioteca, refeitório com cozinha, e renovadas salas de primeiro ciclo, jardim de infância e CAF, e também com espaços de recreio exterior dotados de novo pavimento e equipamentos.

 

1/7

1/8
EB+JI Actor Vale
Edifício JBF

Lançamento de Empreitadas - EB1+JI Actor Vale e Edifício Municipal JBF

24.09.2019

Foram lançadas as empreitadas de reabilitação da Escola do Ensino Básico e jardim de Infância Actor Vale, e do edifício municipal do Largo de São Julião, 15-19 / Calçada de São Francisco, 8 (Edifício JBF).

Veja aqui uma breve apresentação/resumo das intervenções a realizar:

EB_ActorVale_Ginasio_LadoOposto.jpg
zqUgT69-.jpeg.jpg

Assinado Acordo-Quadro para prestação de Serviços de Gestão, Fiscalização e Coordenação de Segurança em Obra

02-08-2019

Foi assinado dia 2 de agosto de 2019 o Acordo-Quadro para Prestação de Serviços de Gestão, Fiscalização e Coordenação de Segurança em Obra, resultado de um Concurso Público Internacional, com 10 empresas.

Na sequência da celebração do Acordo-Quadro, serão abertos procedimentos de contratação de Aquisição de Serviços de Gestão, Fiscalização e Coordenação de Segurança em Obra relativos às obras de espaço público, de edifícios de habitação, escolas, centros de saúde e equipamentos, entre outras que surjam no âmbito da atuação da Lisboa Ocidental SRU, para os quais serão convidados todos os Cocontratantes do Acordo-Quadro, nos termos das regras fixadas no Caderno de Encargos.

Com o intuito de assegurar maior celeridade no decorrer dos procedimentos, este Acordo Quadro junta-se assim ao Acordo-Quadro para Projetos de Arquitetura para o Programa Renda Acessível assinado em maio e do Acordo Quadro para Prestação de Serviços de Topografia e de Prospeção Geológico-Geotécnica assinado em junho deste ano.

Reabilitação dos Espaços Exteriores da Rua Bartolomeu Dias

18-07-2019 (Atualizado a 05.08.2019)

Terá início no final deste mês a obra de Reabilitação dos Espaços Exteriores da Rua Bartolomeu Dias. Esta obra, ao abrigo do Programa Pavimentar Lisboa 2015-2020 irá melhorar substancialmente as condições de usufruto do espaço público.

Será feita a requalificação dos espaços exteriores e rede viária, instalação de passadeiras acessíveis, ordenamento do estacionamento, atualização da iluminação pública e serão plantadas 15 novas árvores. Os trabalhos decorrerão em período diurno e em duas fases, implicando a interrupção total da circulação incluindo a do Elétrico , que termina a viagem no Largo dos Jerónimos, sendo o restante percurso assegurado por autocarros.

Acordo-Quadro para projetos de arquitetura para o Programa Renda Acessível

 

08-05-2019

Foi hoje assinado o Acordo-Quadro que permitirá a elaboração de todos os projetos de arquitetura do Programa Renda Acessível (PRA) de promoção pública, do Município de Lisboa.

Na sequência de um concurso público internacional, foram selecionadas as equipas de projeto, que integram arquitetura  e todas as especialidades, e que serão agora convidadas a apresentar propostas de conceção para cada uma das intervenções, distribuídas por Entrecampos, Marvila, Restelo e Ajuda, num total de cerca de 3000 fogos.

A escolha deste procedimento assegura maior celeridade na contratação dos projetos, tendo sido selecionadas 20 das melhores equipas projetistas portuguesas, capazes de responder aos exigentes requisitos de qualidade e sustentabilidade económica e ambiental do PRA.

A SRU - empresa municipal encarregue da promoção deste Programa - assegurou já no seu orçamento 90 M€ para investimento, até 2023, em projetos e obras para habitação de renda acessível.
Tendo sido concedido o visto do Tribunal de Contas ao novo modelo de relação contratual com o Município e com a celebração deste Acordo-Quadro o investimento

previsto começará a ser concretizado, já no mês de junho, com o lançamento do procedimento relativo às primeiras intervenções em Entrecampos.

 

Com as intervenções dos membros do Conselho de Administração da SRU - Vereador Manuel Salgado, Vereador João Paulo Saraiva e Dra. Inês Ucha - e com uma apresentação da autoria da Arqt.ª Susana Rato, coordenadora do Programa de Habitação da empresa, esta sessão contou com a presença dos representantes das equipas projetistas, e ilustra a vontade do município de investir em habitação acessível a todos, construindo a cidade com projetos de qualidade.

Lisboa Ocidental SRU 

ENTRADA NOCTURNA

Describe your image